
Após viver 2 anos na França, acabo de me mudar para uma nova cidade – Baku, em um novo país – Azerbaijão, no limite entre dois continentes – que alguns chamam de Eurásia, na divisa entre Ocidente e Oriente.
Nesse processo de mudança passou um filme na minha cabeça. Muitas imagens, recordações, memórias, sensações e sentimentos misturados!
O que posso dizer que aprendi é que as mudanças são favoráveis porque nos permitem revisar, avaliar, fazer balanços, fazer escolhas, desapegar, abrir espaço interno…..
Rever tudo o que nos pertence, perceber o que realmente importa, decidir o que levar junto e o que não é mais necessário.
Fazer tudo caber em 2 malas, desapegar e ir livremente ao encontro do novo, inusitado e inesperado!
Um belo e libertador exercício, que me fez confirmar mais uma vez, que preciso de muito pouco para viver.
Por outro lado, descobri que a bagagem emocional proporcionada por essa experiência, é infinita! Essa não tem limite de tamanho e espaço.
As pessoas queridas com quem convivi intensamente nesse período, delas não me despedi, eu as levo no coração! Esse forte e poderoso vínculo que se forma quando vivemos uma experiência comum fora de nossa pátria, carregamos para o resto da vida.
O que eu aprendi é que nas mudanças, nos despedimos de fato, da pessoa que éramos antes dessa experiência e, assim damos às boas-vindas à pessoa que nos tornarmos.
Porque a verdade é que descobrimos, que depois de uma experiência como essa, não somos mais os mesmos. Ficamos mais completos, recheados de uma nova visão do mundo e de nós mesmos.
Quando nos deparamos com uma nova cultura, é como se ela se tornasse um grande espelho e a primeira coisa que aprendemos é sobre nós mesmos. Nos encontramos com a nossa própria cultura, valores, hábitos e escolhas de uma forma mais consciente. Depois, absorvemos algo dessa nova cultura e fazemos novas escolhas.
Descobrimos quem somos e evoluímos para quem queremos ser, onde quer que estejamos !!
É um processo que cansa, faz pensar, refletir, mistura emoções e sentimentos, tudo fica à flor da pele, não é confortável o tempo todo, solitário em alguns momentos, mas vale a pena!
Nesse momento, a única certeza que tenho é de que essa será mais uma nova e inusitada experiência …..e estou curiosa para saber do que vou me despedir e o que de novo vai emergir….
Quais serão as novas cenas, imagens, sons e sensações desse curioso filme chamado VIDA !!
Como bem diz a música Encontros e Despedidas da Maria Rita:
“…..São só dois lados
Da mesma viagem
O trem que chega
É o mesmo trem da partida
A hora do encontro
É também de despedida
A plataforma dessa estação
É a vida desse meu lugar
É a vida desse meu lugar
É a vida”
Carla Merlina Gennari
Baku, 21/02/2020
Nossa amiga, que lindo texto. Consigo te imaginar escrevendo e olhando para esse céu, pensando, olhando ao seu lado e vendo o que realmente importa, sua família unida vivenciando o novo juntos! Já te disse que me inspiro muito em você, e te admiro. Quando me mudei senti todas as sensações que disse, e não cruzei o oceano, apenas dirigimos alguns kms… mas estava tudo o que eu precisava naquele carro para ser feliz, para enfrentar o novo, minha família; prontos a vivenciar as novas “cenas, imagens, sons e sensações desse curioso filme chamado VIDA”!! Saudades…
Linda! Fiquei emocionada com as suas palavras….❤️❤️❤️! Obrigada por isso! 😘😘
Ahhhh ….é um prazer muito bom ler seus textos…. Obrigada pelas palavras tão bem colocadas para expressar tamanha curiosidade em querer aproveitar e viver o novo!!!!!
A bagagem emocional e cultural realmente é enorme e edificante dentro de nós.
Desejo a você e a sua família uma passagem incrível aqui em Baku.
Muito obrigada pelas palavras, pela acolhida e pela companhia tão calorosa de sempre ! beijos e abraços apertados
Que lindo Carla, me tocou profundamente. Boa sorte nessa nova jornada. Que tenha muitos momentos alegres e conheça boas pessoas.
Olá Sandra, obrigada pelas suas palavras, comentários e vibrações ! Beijo grande
Sem palavras diante tde tanta sensibilidade, coerência e muito amor.
Obrigada por compartilhar e me fazer ver neste teu filme, no passado e hoje que um grande presente 💝
Obrigada querida Ana, saudades! Beijos
Querida Carla. A vida e feita de renovações, cada uma nos faz crescer sempre, cada uma, que ocorre em nossas vidas, pede que sejamos criativos para vivermos o que o destino nos prepara. Este e o grande desafio desapegar, do que parece ser o certo. E se propor a seguir o fluxo da energia que se renova. Você é uma mulher incrível, que se reinventa, a cada novo ciclo da sua vida. Neste novo continente nada será diferente. Você fará o melhor que puder por você, por sua família e pelas pessoas que encontrar pelo seu novo caminho. Boa Sorte tudo já foi programado por Deus confia entrega e aceita. Te admiro muito.
Obrigada minha querida, emocionada com as suas palavras. beijos
Querida Carla, amei o seu texto. Lindo!
Muitas felicidades nesta nova jornada, não tenho dúvidas que será maravilhosa esta experiência, afinal é a Carla Merlina a protagonista! Beijão com saudades
Minha querida, que delicia receber o seu contato e as suas palavras. Você sempre foi uma grande inspiração para mim. Tenho saudades! Um exemplo de humanidade e de sabedoria. Beijos no coração.
Suas palavras dão contorno a sentimentos que nem mesmo sabíamos existir. Certeza de que essa nova despedida é mais um corajoso reencontro com a potência de abertura da vida. Com confiança e entrega! Você me inspira!
Minha linda, que gratidão eu tenho em receber essa sua mensagem, tão carinhosa e tão cheia de conexão. Uma benção nossos caminhos terem se cruzado!! um abraço muito apertado….